Lula anuncia Ministério da Causa Indígena

DestaqueTodos os postsÚltimas notícias

O pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira que, caso seja eleito, criará um Ministério para tratar da causa indígena . Em Brasília, no acampamento Terra Livre, o petista falou a lideranças políticas e representantes de povos indígenas.

O ex-presidente tratou a política de Jair Bolsonaro em relação aos povos como “fascista” e argumentou que o governo, “daqui pra frente”, será “um governo humanista”, sem invasão de terras. Lula disse que as pessoas precisam ser tratadas com “amor e carinho”, e não “a bala”.

— Não sei quem, mas alguém aqui terá que assumir um ministério. E não será um branco como eu. Será um índio ou índia — disse Lula, cercado de lideranças indígenas.

Antes, Lula disse ainda que não há motivo para não ter um ministério para cuidar do assunto e que será preciso fazer amplo “revogaço” para acabar com as políticas de Bolsonaro voltadas ao setor.

— Por que a gente não pode criar um ministério para discutir a causa indígena?

Desde que passou a percorrer o país, há cerca de um mês, essa é a primeira vez que o ex-presidente discursa em local com controle menos rígido de segurança, em ambiente aberto ao público. No acampamento, ele foi recebido por militantes e apoiadores de sua pré-campanha.