sábado, 6 de agosto de 2022

DRAMA TRÁGICO

    Bom dia 06.08.22

NOSSOS BLOGGUERES ESTÃO EM ASCENSÃO

SÃO 2: POÇODEVARAS E AGUENTA CRISTÃO/ NEWTRIB PEDIMOS AOS AMIGOS PARA NOS AJUDAR NOS CANAIS DO YOUTUBE SÃO DOIS: JAC TV DO NORDESTE E AGUENTA CRISTÃO OBRIGADO!!

Diplomacia estadunidense é um drama trágico e só resta a ela a destruição, diz economista norte-americano

A alternativa é aquilo que se chama de autocracia – um rótulo hostil para governos que são fortes o suficiente para bloquear a tomada pelas oligarquias, diz Michael Hudson

www.brasil247.com - Máscara de teatro grega
Máscara de teatro grega (Foto: Marie-Lan Nguyen – Domínio Público)
 

Artigo de Michael Hudson* publicado originalmente no Counter Punch. Traduzido e adaptado por Rubens Turkienicz exclusivamente para o Brasil 247

Como numa tragédia grega cujo protagonista cumpre precisamente o destino que ele procurava evitar, a confrontação dos EUA/OTAN com a Rússia na Ucrânia está alcançando exatamente o oposto da intenção dos EUA de evitar que a China, a Rússia e os seus aliados agissem independentemente do controle dos EUA nas suas políticas de comércio e investimentos. Ao nomear a China como o principal adversário dos EUA a longo-prazo, o plano do governo Biden era de separar a Rússia da China e, depois, de aleijar a própria viabilidade militar e econômica da China. Porém, o efeito da diplomacia estadunidense tem sido de unir a Rússia e a China, junto com o Irã, a Índia e outros aliados. Pela primeira vez desde a Conferência das Nações Não-Alinhadas de Bandung em 1955, uma massa crítica foi capaz de ser mutuamente auto suficiente para iniciar o processo de alcançar a independência da Diplomacia do Dólar dos EUA.

Confrontados com a prosperidade da China, baseada no investimento público autofinanciado em mercados socializados, as autoridades estadunidenses reconhecem que a resolução desta luta levará algumas décadas para se realizar. Armar um regime ucraniano de procuração é meramente um movimento de abertura para transformar a Segunda Guerra Fria (e, potencialmente e/ou efetivamente a Terceira Guerra Mundial) numa luta para dividir o mundo entre aliados e inimigos no que concerne se os governos ou o setor financeiro planejarão a economia e a sociedade do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário