CAPELA
VALDEMAR DA CARROÇA FAZ TRABALHO RELIGIOSO EM CORONEL JOÃO PESSOA
FOTO: JAIR CORDEIRO
'Seu' Valdemar
Nossa entrevista desta quinzena é o popular VALDEMAR DA CARROÇA, homem de uma determinação acima do comum quando se refere a estar de manhã, na capela de São Francisco, rezando o terço para a comunidade de Coronel João Pessoa.
‘Sou uma pessoa que gosto de fazer o santo terço todos os dias no santuário de São Francisco caminhando na fé. Isso eu tenho por devoção, todo dia estou acordando o povo de Coronel João Pessoa de seis horas da manhã com a fé no ar. Muitas pessoas gostam de ouvir o santo terço, mas tem algumas críticas pelo meio porque tem também, pessoas que não gostam de ouvir a palavra de Deus, mas eu não dou ouvido a isso aí, o que faço é eu rezar o terço. Mas sempre clamo o Espírito Santo para aumentar a fé de todos.
Indagado pela reportagem do jornal NAZARÉ NOTÍCIAS sobre como foi que começou este trabalho, ele disse: ‘Bom, eu, este trabalho começou com uma promessa que eu fiz para fazer uma capela, no Alto do cruzeiro; eu fiz esta capela com a ajuda da comunidade e também a ajuda da prefeitura municipal, tirando contribuições pelas comunidades e municípios vizinhos; depois de feita lutei com a prefeitura para fazer o calçamento e trazer a iluminação do local’. disse ‘seu’ Valdemar no início da entrevista realizada no escritório do jornal Tva Manoel Rocha.
Fico até hoje celebrando o terço, me sinto realizado em fazer este trabalho. A única definição que posso dizer para todos é que a riqueza não é tudo na vida da gente, sou pobre, mas rico da graça de Deus, graças a Deus. Agora estamos trabalhando para construir uma cisterna para abastecimento da água para aguar o jardim da capela, esta é a nossa meta no momento. Quero aproveitar a oportunidade para pedir a ajuda para construir esta cisterna para aguar o jardim da capela.
Quero agradecer nesta oportunidade a Júnior de Joaquim de Horácio que nos cedeu o terreno para fazer a cisterna; por isso peço a ajuda de todos para solucionar este problema. O dinheiro da festa do ano passado está depositado na conta da matriz de São Miguel, no Banco do Brasil, já pra fazer este trabalho, mas, como o dinheiro é pouco estamos pedindo a colaboração de todos os católicos para que a obra seja feita o mais rápido possível.
PADROEIRO SÃO JOSÉ
A peregrinação de São José está sendo feita pelo terço dos homens, grupo de jovens e terço da mulher de toda a comunidade, somos todos muito bem recebido em todas as casas, o santo está sendo levado para todas as comunidades do município, dia 21 foi para o sítio Traquina, igreja da Sagrada Família; no dia 7 de março vai para o Caldeirão, capela de Nossa Senhora Aparecida. Dia 9 virá em carreata para a abertura da festa em Coronel, com o hasteamento da bandeira e a missa de abertura com todos os devotos.
No encerramento da entrevista ‘seu’, Valdemar fala sobre o nome da rua que mora dizendo, ‘o nome da rua não envergonha nós que moramos aqui, o apelido da rua Manoel Rocha, para rua do Cururu, quem colocou foi Miguel de Zé de Ana, o pai de Carapicho, quando começou a primeira casa, no barreiro, estava cheio de Cururu, ele chegou de manhãzinha o povo estava fazendo a caliça para fazer a construção da primeira casa da rua e ele viu o barreiro cheio de cururu aí botou o nome de rua do Cururu.