sábado, 21 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS DO SÃOMIGUELNEWS

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 - REPOSTADO EM: 21.02.15

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

O horário brasileiro de verão vai terminar na virada do próximo sábado (21) para domingo (22), com isso, moradores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite de sábado.
Diante da crise hídrica, o governo chegou a cogitar o adiamento da data, para economizar energia e água, mas resolveu manter a previsão inicial. O governo ainda não concluiu o balanço do quanto foi economizado nesta edição do horário de verão. Na última, foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.
O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. Consequentemente, segundo o governo, há aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade operacional para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço.
Nesta edição, o horário de verão teve 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 anos e uma semana a mais do que no último ano. A prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval.

Doutor Severiano e Pilões entram 

em colapso de abastecimento de água

As cidades de Pilões e Doutor Severiano, no Alto Oeste potiguar, estão com o abastecimento de água suspenso em virtude da seca nos açudes. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai suspender o faturamento das contas de água para estes municípios. 
Apesar de chuvas estarem sendo registradas pontualmente no interior, a situação da seca ainda está caracterizada e a população é a principal aliada no combate ao desperdício.
Na rotina de casa e no trabalho, toda atitude que poupe água é importante no resultado final da gestão dos reservatórios. Particularmente, no Alto Oeste potiguar, onde os municípios são abastecidos por mananciais de superfície que dependem da chuva para serem reabastecidos. 
Outras cidades em colapso - Com a suspensão do abastecimento de Pilões e Doutor Severiano sobe para 10 o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte. As demais cidades são: Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Outras quatro cidades estão em rodízio de abastecimento, que são Acari, Caicó, Currais Novos e Equador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário