O QUE É TZM?
TZM Defined: Uma Nova Forma de Pensar
O livro “The Zeitgeist Movement Defined: Realizing a new train of thought“, finalmente conta com uma versão em português brasileiro. Após pouco mais de um ano de trabalho do Brazilian Linguistic Team, estão disponíveis as versões em .pdf, .mobi e .epub, além do site “Uma Nova Forma de Pensar”, dedicado à divulgação da publicação ainda durante o processo de tradução. Esta é uma das principais referências para os membros do MZ e demais pessoas interessadas em compreender os motivos do colapso do sistema capitalista e a viabilidade de uma economia baseada em recursos (EBR).
Este projeto contou com o trabalho de uma grande equipe que se dedicou a traduzir, revisar e formatar o livro, em um esforço colaborativo voluntário, que uniu pessoas de todo o Brasil (algumas até em outros países). A todos que colaboraram de alguma forma, agradecemos!!! :)
Desenvolvimento paralelo
para o Movimento Zeitgeist
BY GRACIELA KUNRATH LIMA · 13 DE JANEIRO DE 2016
Artigo de Andres Delgado* publicado originalmente no TZMBlog e no Medium
Tradução por Graciela K. Lima | Revisão por Fábio L. O. Queiroz
1Hoje eu estava lendo “O Movimento Zeitgeist: Uma Nova Forma de Pensar” novamente. Eu fiz isso porque eu sinto a necessidade de expressar certa frustração neste/meu movimento social, mas não encontrei as palavras certas. Eu também não queria fazer falsas suposições sobre sua arquitetura, então fui direto à fonte com uma caneta na minha mão.
Eu atravessei as nove páginas que constituem a visão geral e extraí algumas notas que eu gostaria de postar aqui:
O MZ define-se como um movimento de conscientização que é explicitamente baseado em métodos não violentos de comunicação ao público, a fim de “pôr em funcionamento uma linha de pensamento”, que será explicada mais adiante no livro. Seu mais amplo imperativo? Mudar o sistema social.
Ele explora as falhas estruturais do sistema, em comparação com o potencial de melhorar a humanidade através da ciência e da tecnologia modernas. Devido a isso, eles consideram o movimento como um novo movimento de direitos civis. Portanto, poderíamos dizer também que seu principal objetivo é baseado nos direitos humanos (não necessariamente aqueles definidos pela ONU) e sustentabilidade social, o que me fez pensar nos direitos da natureza como um pré-requisito para que isso seja cumprido.
O livro resume as ações do MZ como diagnosticar, educar e criar. Aqui é onde eu detecto possíveis melhorias para o texto. Ele diz:
“Um verdadeiro diagnóstico deve procurar o menor denominador causal possível e trabalhar a esse nível de resolução.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário