quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

ÁGUA NA RUA EMIDIA SÃO MIGUEL RN


VERÃO DE 72

VOVÓ ACORDA O NETO PARA PEGAR ÁGUA EM UM CACIMBÃO DE RIO EM CORONEL JOÃO PESSOA-RN

 

de: jair cordeiro

Naquela madrugada, verão de 72, no século passado, uma senhora querendo deixar água nos potes de sua residência, em Poço de Varas, município de Coronel João Pessoa, Estado do Rio Grande do Norte acorda o neto da seguinte forma:

----- Jairzinho, Jairzinho, meu netinho acorda, é preciso pegar água no riacho!

Aos poucos o neto vai acordando, primeiro espreguiça-se, boceja o ar intestinal e vai aos poucos dando ar da graça para obedecer o pedido de sua vó. E diz:

------ Já vou! Já vou!

------ Enquanto vc se levanta vou preparando o jumentinho com as ancoretas, levante logo que vamos para São Miguel ao amanhecer, tá quase amanhecendo, eu esqueci de botar água nos potes, ontem, temos que levar coco para vender na cidade, disse a velhinha.

Logo depois, lá vai o jumentinho sendo puxado pelo neto que desce as ladeiras da saída da casa, passa em frente a capelinha de São Francisco das Chagas, em frente a Casa de Farinha de Zé Paulo, pela frente da casa de Otacílio ‘Quintino do queixão’ e por fim chega no Rio São Gonçalo, depois sob pelo leito seco até  o terreno do avô ‘seu’ Silvino A. de Lima e ali enche as ancoretas, vagarosamente, tranquilo e sem pressa, a única companheira naquele percurso eram as estrelas do céu cintilando, uma lua linda, na escuridão da noite. Depois faz o mesmo percurso e chega em casa e para assombro teve a maior surpresa.

A mulher diz para o neto:

----- Meu netinho, me perdoe, coloque a água no pote e depois volte a dormir; não olhei o relógio e acordei vc muito cedo, era uma hr da madrugada, dá tempo vc dormir mais um pouquinho até as quatro da manhã.

Moral da história: Minha vó já estava ficando esclerosada, antes do tempo.

SOFRIMENTO NORDESTINO QUE JÁ PODERIA TER SIDO SOLUCIONADO PELOS NOSSOS POLÍTICOS

UMA OPÇÃO SERIA OS POÇOS ARTESIANOS

Esta história real com a vida dos Nordestinos mostra o inconsciente sofrível que a vida dos moradores do município de São Miguel, da cidade, enfim com a falta de água no período que assola a seca. O vídeo é gravado na rua Emídia, saída de São Miguel para o Riacho Fundo, na época da última seca na Região.

Nesta coluna criada recentemente pelo blogguer POÇO DE VARAS, a coluna ‘NOSTÁLGICAS’ mostra a verdadeira cara do sofrimento vivido por todos, tendo com mais relevância os agricultores, famílias inteiras que não tem condições de comprar água de Coronel João Pessoa-RN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário