Lejeune Mirhan
Sociólogo, Professor (aposentado), Escritor e Analista Internacional. Foi professor de Sociologia e Métodos e Técnicas de Pesquisa da UNIMEP e presidente da Federação Nacional dos Sociólogos – Brasil
O fim da unipolaridade e a consolidação de um mundo multipolar
Já podemos dizer que vivemos plenamente em um mundo multipolar ou ainda é certo dizer que estamos em transição?
Por Lejeune Mirhan
Em todas as análises que tenho feito nos diversos programas em que participo semanalmente, tenho dito que o mundo vive uma transição da unipolaridade de 1991 para a multipolaridade. Nem bem a unipolaridade acabou, porque ainda é forte o poder dos Estados Unidos e, nem bem a multipolaridade se consolidou. Estou evoluindo meu pensamento sobre a possibilidade de a transição estar conclusa. Já estamos em um mundo multipolar. Trata-se de uma tese que é preciso comprovar (1).
Eu sempre trabalhei com a tese de que o mundo multipolar é composto por muitos polos. Então, de fato hoje temos Rússia e China, além, claro, dos EUA. Brasil e Índia, ainda que estejam subordinados ao imperialismo estadunidense, também não deixam de ser polos. A União Europeia-UE, ainda que subordinada aos EUA, também é um polo. Existem contradições nos polos da União Europeia e Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário