PODE OU 'PODEMOS' ACEITAR ISSO?
PT pede a cassação de Arthur do Val, o Mamãe Falei, por fala sobre mulheres da Ucrânia
► Mamãe Falei pode ter a carreira política encerrada precocemente pelo episódio sexista
Parlamentares da Bancada do PT usaram as suas redes sociais nesses últimos três dias para repudiar as declarações de teor sexista feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei. Para os petistas o deputado, que é pré-candidato de Sérgio Moro (Podemos) ao governo de São Paulo, “precisa perder o mandato”.
O deputado, que estava na Ucrânia, em áudio enviado à amigos, afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira “são fáceis porque são pobres”. Ele diz também que a fila das baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou: “Áudio de Mamãe Falei sobre as mulheres da Ucrânia é uma das coisas mais deploráveis que já se viu. Uma guerra, pessoas sofrendo, perdendo suas casas, familiares, destruição, mortes. Que asco! Esse é o tipo de gente que elegeu Bolsonaro. Precisa perder o mandato!”.
E segundo o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), na frente da câmera, Arthur do Val quis parecer solidário com o povo da Ucrânia. “Em áudio vazado, o então pré-candidato de Moro em SP revelou-se sexista e covarde com as mulheres ucranianas vítimas da guerra. Disse até que refugiadas são ‘fáceis porque são pobres’. Absolutamente nojento”.
A deputada Isa Penna (PSOL-SP) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) um pedido de cassação já do mandato do colega por quebra de decoro parlamentar.
– Uma vez que a porta do machismo e misoginia é escancarada, ela nunca mais pode se fechar – disse ela.
Em 2016, no Paraná, Mamãe Falei protagonizou cenas de abusos e machismo durante ocupação de escolas no estado. Na época, o agora deputado [que era youtuber] foi conduzido para a Delegacia da Mulher sob acusação de assédio sexual a meninas menores do Colégio Estadual do Paraná, o CEP, o maior do estado.
– Vocês são todas gostosas, se me acharem bonito é só chegar; posso beijar todas as meninas – dizia Arthur do Val às integrantes do movimento “Ocupas Paraná”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário