ENTREVISTA EXCLUSIVA
VININHA: ‘EU NÃO SEI O QUE IMPEDE A OBRA DE SER CONSTRUÍDA’, SOBRE A BARRAGEM POÇO DE VARAS
FOTO:JAIRCORDEIRO
ETELVINA MARIA ALVES DO NASCIMENTO, mais conhecida por Vininha, é a atual coordenadora administrativa do Núcleo Avançado de Educação superior, localizado na Escola Avelino Pinheiro, Alto Santa Tereza, em São Miguel Estado do Rio Grande do Norte. Ela é a nossa entrevista especial nesta edição 300.
Vininha é pedagoga, formada pela UERN-Pau dos Ferros, em 92, com especialização em Metodologia do Ensino Superior e Pesquisa Científica e em Gestão Escolar pela UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ela iniciou a coordenação no Núcleo Avançado em 2016. Vamos á entrevista:
JORNAL - Vininha, boa noite, a nossa primeira pergunta é esta: Quem é Vininha?
VININHA - Uma pessoa muito temente a Deus. A minha fé em Deus é viva. Sou uma mãe batalhadora pelos filhos; uma profissional da educação, há 30 anos, que ama o que faz. Eu sempre amei tudo que eu fiz, esta sou eu.
JORNAL - Como educadora, prestes a se aposentar, quais as dificuldades que vc viveu trabalhando nesta área, a da educação?
VININHA - As maiores dificuldades que eu diria é trabalhar em realidades adversas; sempre com carências pedagógicas de recursos financeiros, são escolas muito carentes.
JORNAL - Qual o significado da Educação para você?
VININHA - Eu sempre disse que a educação é uma porta que leva à libertação do homem, ele se liberta principalmente da ignorância, da opressão, é uma válvula de libertação da alma humana.
JORNAL - Seus objetivos?
VININHA - Já que estou prestes a me aposentar e ver meus filhos todos formados, acho que vou viajar.
JORNAL - O que acha da cidade, do povo de São Miguel?
VININHA - Pra mim é o melhor lugar do mundo, em termos de clima, de aconchego do povo, é um lugar pacífico, só lastimo pelo desenvolvimento, que é muito lento e comparando com a cidade de Pau do Ferros que na educação está há muitos passos na frente, o nosso lugar, estacionou, não caminha a passos lagos para o futuro.
JORNAL - O que falta em São Miguel que ajude toda a população?
VININHA - Uma abertura para a iniciativa privada para geração de emprego e renda, não tem nada, não tem fábrica, ninguém quer investir aqui.
JORNAL - Qual a sua expectativa para a atual gestão do prefeito ZÉ GAUDÊNCIO?
(ESTA RESPOSTA ESTÁ NO BLOGGER: POCODEVARAS.blogspot.com.br), gravado.
VININHA - Sobre o prefeito .. nós tivemos uma experiência muito positiva com a gestão Dr. Galeno Torquato, e foi por demais positiva, nos tivemos uma cidade organizada que teve desenvolvimento urbano e rural e satisfez toda a população e ficamos esperançosos de continuidade e não foi o que aconteceu, e com este momento, sem fazer apologia e sem ser... por... falar, porque tem muita gente que fala por falar e gostaria de ser bem interpretada, eu tenho hoje uma esperança muito positiva de que São Miguel volte ao desenvolvimento que tivemos no passado, principalmente no cuidado com a cidade, questão de limpeza pública, de urbanização, conservação de praças, cuidados com a saúde, voltar os atendimento de cirurgias no hospital, na maternidade e também valorizar a educação, reorganizar, porque aconteceu um desmanche, e no entanto temos um quadro que cobre essa demanda com pessoas capacitadas, como educadora espero que tenhamos a organização das nossas condições de trabalho, progressão de letras, organização de títulos, uma gestão que se volte para uma boa educação, essa é a expectativa com relação a ZÉ GAUDÊNCIO.
JORNAL - O JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE, ou seja, o Grupo Tribuna agradece, de coração, a esta mulher dinâmica na Serra do Camará e, com exclusividade a parte que toca a Barragem Poço de Varas, e outra história, que merece do JORNAL e do Blogger POCODEVARAS uma atenção especial, por isso a redação decidiu fazer outra matéria, sobre o assunto, dando importância maior a este assunto tão necessário à sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário