PASTOR FILÓSOFO
PASTOR WALFREDO SOARES FALA PELA PRIMEIRA VEZ AO BLOGGER E AO JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE DE SÃO MIGUEL/RN
PR WALFREDO
DE: JAIR CORDEIRO
FOI entrevistado com exclusividade, o atual pastor evangélico da Assembleia de Deus no município de Coronel João Pessoa, Estado do Rio Grande do Norte, WALFREDO SOARES DE LIMA.
NUMA demonstração clara e consciente de que a participação humana é muito importante no contexto social e filósofico, o pastor Walfredo, 50 anos de idade, esclarece alguns pontos importantes no que diz respeito às questões do próprio desenvolvimento como pessoa nesta interação entre um pastor evangélico e a sociedade no geral. Ele é casado com dona Naisa Lopes Sampaio de Lima, e tem 3 filhos: Wigines, Príscila e Humberto. Filho de Unias Nenem de Lima e Antonia Soares de Lima, natural de Portalegre, RN, numa família de 8 irmãos.
Vamos à entrevista ping-pong:
JORNAL - QUEM É O PASTOR WALFREDO?
PASTOR WALFREDO - Sou um homem simples..(faz uma pausa).. admirador do conhecimento, que possa ser eu mesmo, me sinto feliz pelo que sou e pelo que tenho. Atualmente sou pastor em Coronel. Eu conclui filosofia na UERN-Mossoró, em 2008, tinha 41 anos de idade na época. Tenho o básico em Teologia, pela CETADEM-Mossoró.
JORNAL - Como começou no evangelho?
PASTOR WALFREDO - Meu pai, na cidade onde ele morou, 36 anos em Portalegre ele sempre teve uma aproximação grande com o evangelho e lembro que ele disse que ao se aposentar todos nós iriamos ser crentes, e por essa admiração, com 18 anos eu passei a frequentar a igreja como visitante e em 19 de janeiro de 86 eu aceitei. Graças a Deus e à minha esposa que era crente.
JORNAL - QUAIS OS MUNICÍPIOS OU COMUNIDADES QUE FOI PASTOR?
PASTOR WALFREDO - São Francisco do Oeste de 98 a 2000; Maiza, Mossoró, de 2000 a 2002; Luís Gomes de 2002 a 2004; Triunfo Potiguar de 2004 a 2009; Itaú de 2009 a 2012 e por fim José da Penha de 2012 a 2017. Atualmente estamos iniciando um período aqui em Coronel João Pessoa.
OBS: ESTA MATÉRIA CONTINUA NO CADERNO ESPECIAL, AINDA NESTA EDIÇÃO, COM MAIS 8 PERGUNTAS ESPECIAIS. UMA DAS PERGUNTAS QUAL O DESAFIO DO PASTOR NA CIDADE DE CORONEL JOÃO PESSOA?
Atualmente estamos iniciando um período aqui em Coronel João Pessoa.
JORNAL - As dificuldades, pastor, passou alguma?
PASTOR WALFREDO - Sempre passei por dificuldades em minha vida enquanto pastor, mas, até então todas foram superadas, uma coisa me levou e tem me levadoa superá-las, primeiro por acreditar em Deus e vejo a vida pelo lado positivo, então, esta visão me faz crer em superar as dificuldades; quando me refiro pelo lado positivo é porque o negativo deixo para trás.
JORNAL - QUAL O OBJETIVO PESSOAL DO PASTOR?
PARTOR WALFREDO - É permanecer feliz. Eu não tenho grandes sonhos porque na vida, se bem que o homem só vive quando sonha, mas eu estou realizado com as formaturas dos meus filhos, graças a Deus tenho a minha casa para morar et enho a minha família e sou um homem que não busco ser feliz eu sou feliz. Considerando além da felicidade em Deus eu me sinto muito próximo disso. A base da felicidade em Epicuro, o homem ou ser humano deveria ser feliz pelo que é e o que tem, a felicidade se resume no que é e o que tem.
JORNAL - O QUE SIGNIFICA A ASSEMBLEIA DE DEUS PARA O SENHOR?
PASTOR WALFREDO - A Assembleia de Deus significa a minha Segunda casa, desde janeiro de 96 eu encontrei apoio, segurança e me sentindo apoiado, para mim é uma igreja exemplar, para mim é uma igreja exemplar apesar da modernidade, mas se mantém uma referência em doutrina e ensinos, apesar da modernidade, mas em consideração como igreja, se mantém em uma postura ímpar.
JORNAL - QUAL O SEGREDO PARA SER UM BOM PASTOR NA ASSEMBLEIA DE DEUS?
PASTOR WALFREDO - Para ser um bom pastor primeiro tem que ser crente; segundo lugar é.. demonstrar interesse, não só isso, em servir a Deus e ao mesmo tempo, se dedicar a obra de Deus, terceiro lugar se relacionar bem com os irmãos e os líders, porque alguém até questiona a liderança, mas na verdade em todas as instituições existe uma hierarquia e desde o início eu entendo melhor e não tenho dificuldades em refutar os problemas com relação as regras, horários, intervalos, concluir questões, enfim, uma das coisas que penso que faz ser um bom pastor, um servo de Deus é essa consciência com o compromisso com Deus e a boa relação com os irmãos e com os líderes.
JORNAL - VAMOS FALAR DA CIDADE E DO POVO DE CORONEL, COMO O SENHOR FOI RECEBIDO POR ESTA COMUNIDADE?
PASTOR WALFREDO - Coronel não tenho nenhuma dúvida que é algo divino em minha vida; eu antes não pensava que nem existia Coronel no Rio Grande do Norte, tinha passado por aqui apenas uma vez, então eu vim aqui orando buscando a Deus e aí Deus me trouxe para cá, eu estou me sentindo muito bem aqui, é uma cidade muito receptiva, Coronel é uma porta que Deus abriu para mim.
JORNAL - QUAL O DESAFIO DO PASTOR PARA CORONEL JOÃO PESSOA?
PASTOR WALFREDO - No momento eu prefiro me ater a Coronel, como já disse, eu vivo feliz e a minha felicidade, não penso no amanhã, vivo o hoje, enquanto estiver aqui pensando assim por isso vou responder qual os meus planos em Coronel, e o meu plano sou um pastor, e assim me dedido como pastor, e dentro deste contexto, para mim é sagrado e ser pastor é o que apascenta, está perto da igreja, das ovelhas, e ao mesmo tempo assistindo à cidade, no sentido de fazer visitas, então meu plano em coronel é inicialmente, visitar a casa dos irmãos e já visitei mais de sessenta e depois aos afastados e em seguida vou casa-por-casa praticar o ide e evangelizari de Jesus e com relação ao patrimonial vou apresentar um projeto de reformar a casa pastoral, não é só uma reforma em si, é fazer uma casa totalmente nova.
JORNAL - QUAL SERIA A PERGUNTA QUE O SENHOR GOSTARIA DE RESPONDER NESTA ENTREVISTA?
PASTOR WALFREDO - Gostaria de falar do meu curso superior.. (Esta indagação será editada na próxima edição do jornal, devido a sua grande importância filosófica e o título será, o PASTOR QUE FEZ FACULDADE).
JORNAL - VAMOS FINALIZAR!
PASTOR WALFREDO - Quero inicialmente agradecer ao meu Deus por tudo isso que ele me proporciona e depois à minha família, minha esposa em especial, aos meus filhos.