terça-feira, 30 de maio de 2017

TRISTE E LAMENTÁVEL! - NOTÍCIAS De coronel joão pessoa/rn,

CIDADÃ PESSOENSE , EMÍDIA FERNANDES DA SILVA,  COBRA DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL A VOLTA DA ACADEMIA DOS IDOSOS, QUE ESTÁ PARALISADA
CRISE DE GESTÃO MUNICIPAL EM CORONEL NÃO ESCONDE UMA REALIDADE NEFASTA: A DE QUE QUEM SOFRE COM ISSO É A POPULAÇÃO QUE PRECISA PRA TER MELHOR SAÚDE
FT:JC
QUASE chorando, a Sha EMÍDIA FERNANDES DA SILVA, 58 anos de idade, residente na cidade de Coronel João Pessoa, Estado do Rio Grande do Norte, procura a redação do jornal NAZARÉ NOTÍCIAS para ‘rogar’, a maneira mais personalística de todos os pedidos, requerimentos, solicitações,  ou implorar para que a atual gestão possa rever a decisão de acabar com a ACADEMIA dos IDOSOS na cidade e explica os porque deste pedido através do jornal.
‘Esta foi a maneira mais educada que encontrei para solicitar do atual prefeito, este pedido, espero ser atendida’, inicia ela.
Segundo a política Nacional de Atenção Básica (PNAB) - Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 ‘No Brasil, a Atenção Básica (AB) é desenvolvida pelos municípios, ficando, assim, mais perto da população. Ela deve ser o primeiro contato dos usuários com o Sistea Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde’, fato este que não está sendo utilizado no município de Coronel João Pessoa.
Na sequência do texto ‘QUAIS AS POLÍTICAS QUE SUBSIDIAM O PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE? Esta a definição de que as ações da AB buscam a ampliação da autonomia considerando o contexto de vida, a cultura, a realidade social das pessoas e das coletividades por meio do trabalho multiprofissional, interdisciplinar e em equipe, na busca pela produção do cuidado integral’, em Coronel os idosos sofrem este descaso governamental.
Segundo a moradora, o atual prefeito chegou em sua casa e pediu o voto, ‘depois disse que ele não queria ser igual ao anterior prefeito, que seria melhor, eu quero ser mais 10 vezes melhor, e a primeira medida de contenção foi acabar com a academia de saúde’, lembra.
‘Essa academia trás um bem para mim e para muitas pessoas que tem problemas de saúde, porque melhora a saúde, os exercícios, tira as dores do corpo, é um bem grande’, insiste a moradora que reside na rua Roseno Rufino, 90, e mora na cidade há 26 anos e já se considera uma pessoense, porque nasceu no município do Venha-Ver. 
Esta matéria foi feita baseada na lei de incentivo da POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE e pedimos atual secretário de saúde para rever a possibilidade da abertura da academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário