SIGA-NOS NO
INSTAGRAM, BLOGGUER POÇODEVARAS E AGUENTA CRISTÃO E YOUTUBE CANAL JAIR ALVES CORDEIRO CORDEIRO INSCREVA-SE APERTE O
SINO E DÊ LYKE, POR FAVOR, OBG
Tereza Cruvinel
Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.
País está na antessala do golpe contra a eleição
"Estamos na antessala do projeto de melar a eleição. As instituições serão testadas e a sociedade civil precisa sair da inércia", avalia Tereza Cruvinel
Por Tereza Cruvinel
Muitos disseram, mais de uma vez: que Bolsonaro vai tentar melar a eleição para evitar a derrota, está claro. O que não sabemos é se fará isso antes ou depois do pleito.
Mais recentemente eu disse algumas vezes: acredito que será antes, e não depois de ser derrotado. Trump deu-se mal porque tentou seu golpe depois de declarada a vitória de Biden. Nem seu vice o apoiou, militares, nem pensar.
O que vimos nas últimas horas foi o ensaio mais claro da articulação entre Bolsonaro e os militares para conturbar
a eleição ao ponto de impedir a vitória e a posse de Lula.
Uma novidade é que o general Paulo Sérgio, depois que se
tornou ministro da Defesa, aliou-se a Bolsonaro nessa empreitada. Ele não era o preferido para comandar o
Exército, quando Bolsonaro derrubou toda a cúpula das
Forças Armadas. No cargo, divergiu em pelo menos duas vezes do presidente. Desagradou-o com suas medidas corretas de combate à pandemia nas fileiras do Exército, e quando quase abriu processo disciplinar contra o ex-ministro da Saúde, general Pazzuelo. Bolsonaro vetou, ele cedeu. E agora, está claramente alinhado a Bolsonaro na articulação contra o processo eleitoral. Lembremos que há poucos dias assinou sozinho dura nota contra o ministro do STF, Roberto Barroso, por ter este afirmado que as Forças Armadas estão sendo orientadas a desacreditar o sistema de votação.
Nas últimas horas houve o seguinte, recordemos:
1. Na semana passada Bolsonaro sugeriu que as Forças Armadas façam uma apuração paralela da votação. E com isso, acendeu luzes amarelas para todo lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário