Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante é economista, professor licenciado da PUC-SP e Unicamp, foi Deputado Federal e Senador pelo PT (SP), Ministro Chefe da Casa Civil, Ministro da Educação e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação
O caos é Bolsonaro
"O caos não é só o reajuste do preço de combustíveis. O caos é sobretudo causado pelo presidente que não trabalha", escreve Aloizio Mercadante
Em meio a um novo reajuste no preço dos combustíveis, Bolsonaro declara que “a Petrobrás pode mergulhar o Brasil num caos”. “Seu presidente, diretores e conselheiros bem sabem do que aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018 e as consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo”, prossegue. No mesmo sentido, o ministro-chefe da Casa Civil afirma que: “A Petrobrás não é de seus diretores. É do Brasil”.
Em ambos os casos, o que se vê é a velha estratégia de tentar blindar o governo das tragédias social e econômica que assolam o Brasil. Estamos chegando ao fim do governo e eles são responsáveis diretos por nomear o conselho e a diretoria da Petrobrás, bem como por manter a política de paridade internacional de preços que começou logo depois do golpe e que eles nunca enfrentaram.
A Petrobrás que descobriu o pré-sal, que estava substituindo importações, que investiu em refino e na construção de fábricas de fertilizantes e que estava se preparando para se tornar uma grande exportadora de derivados foi esquartejada. O resultado é essa tragédia que aí está: uma empresa refém dos interesses de grandes importadores de derivados e dos acionistas minoritários. Uma empresa que teve o maior lucro entre todas as petroleiras do mundo enquanto o povo brasileiro sofre com o preço abusivo dos combustíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário