EU, JAIR ALVES CORDEIRO QUERO LHE PEDIR PARA ME AJUDAR NO YOUTUBE CANAL JAIR ALVES CORDEIRO CORDEIRO, POR FAVOR, SE INSCREVA, APERTE O SINO PARA RECEBER OS MEUS VÍDEOS FALANDO SOBRE NOTÍCIAS, SOBRE ESPORTE, SOBRE O NOSSO PENSAMENTO DIÁRIO, NO EDITORIAL E, TAMBÉM, SOBRE RELIGIÃO. FAÇA ISSO, POR FAVOR, ESTES MIL INSCRITOS VOU GUARDAR AQ NO MEU CORAÇÃO!
"Nova onda progressista na América Latina será mais forte do que a anterior", diz Celso Amorim
"Mas será uma esquerda social-democrata, disposta a dialogar com os Estados Unidos", destaca o chanceler
247 – O embaixador Celso Amorim, ex-chanceler e ex-ministro da Defesa, afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que a América Latina viverá uma nova onda progressista, ainda mais forte do que a anterior. "A vitória de Gustavo Petro na Colômbia é uma reação ao neoliberalismo, que está em franca decadência na América do Sul", diz ele.
O embaixador, no entanto, faz um alerta importante. "A extrema direita vai concentrar fogos no Brasil", avisa. Celso Amorim destaca que as reações à vitória de Petro foram civilizadas na Colômbia e também nos Estados Unidos. "Nunca houve golpe no Brasil sem apoio da grande mídia, da elite brasileira e dos Estados Unidos. Bolsonaro não tem nenhum dos três elementos", diz ele.
Ao reforçar a tendência de uma nova onda progressista na América Latina, ele diz que ela será protagonizada por uma esquerda social-democrata, disposta a dialogar com os Estados Unidos, mas sem abrir mão da soberania. "A vitória de Lula vai fortalecer muito a América do Sul. E vai fortalecer o mundo multipolar", diz ele. "Mas o Brasil não pode sair do quintal americano e cair num pátio chinês", acrescenta. Amorim diz ainda que os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) podem ser um elemento na pacificação do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário