quinta-feira, 2 de junho de 2022

MÁRIO VÍTOR SANTOS

 Perfil do Colunista 247

Mídia conservadora tenta tomar controle da campanha de Lula

O colunista Mario Vitor Santos diz que 'a mídia conservadora, umbilicalmente ligada a setores conservadores, tenta disputar o comando da campanha' de Lula

www.brasil247.com - Dilma Rousseff, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin
Dilma Rousseff, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (Foto: Ricardo Stuckert)
 

Globo, Bandeirantes e UOL estão pressionando a campanha de Lula para que este compareça aos debates no primeiro turno e obviamente seja exposto às ofensas pessoais de Ciro Gomes e companhia. Não se sabe o que Lula tenha a ganhar eleitoralmente ao comparecer, sem ou com Bolsonaro.

Não há que ter ilusão de que esses debates de primeiro turno, com o formato e os jornalistas designados pelos veículos da mídia conservadora, venham a servir para aprofundar ou esclarecer com isenção qualquer importante questão programática. Pressionado, Lula vacilou e propôs três debates transmitidos por um pool de tvs, jornais e, percebam, portais. Atilado, Lula pode ter incluído aí a mídia progressista, irrecusável. 

Bolsonaro de seu lado anunciou, sem crítica efetiva ou surpresa, que só vai a debates no segundo turno. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1998, e Lula em 2006 (no primeiro turno), tiveram posições idênticas diante de debates. Ambos disputavam um segundo mandato e avaliaram que seriam os escolhidos prioritários para as pedradas dos opositores, aliados nestas situações. Líderes das pesquisas nos dois momentos, calcularam que não compensava o desgaste. Agora, Lula, líder de novo, resolveu se expor desnecessariamente. 

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